segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DEU NA IMPRENSA

Caos aéreo
Quem leu o meu comentário a respeito da situação dos serviços aéreos comerciais no País, postado no dia 1º deste mês, no Mixtum, já sabia que uma reportagem séria e, ao mesmo tempo preocupante, como a do último domingo no FANTÁSTICO, sob o título "Capacidade máxima já foi atingida em 12 aeroportos do Brasil", mais cedo ou mais tarde, seria levada ao ar ou estampada em revista de grande circulação no País.
Naquela viagem de Goiás para o Rio, no dia 31 de julho, domingo, soube que, exatamente naquele momento (isto é 18:48h), cerca de 30 aeronaves que voavam sob controle do Centro de Curitiba, PR - inclusive o Airbus da Whitejets,  com mais de cem passageiros a bordo - não contavam com frequências de rádio ideais para comunicação com aquele Centro.
E tem mais: por causa dos problemas causados naquele dia pela má gerência do tráfego aéreo, a tripulação do airbus já estava trabalhando há quase doze horas quando iniciou a nova etapa de voo. A primeira etapa do percurso do dia iniciara-se no Rio (Galeão) às 8:30h, com destino à Caldas Novas (GO). Como disse na postagem de 1º deste mês, o voo que deveria ter saído às 15:10h de Caldas Novas com destino o Rio somente decolou às 18:30h. Resultado: uma jornada de trabalho perigosamente extenuante.
Segundo revelou a reportagem do FANTÁSTICO, além do cotidiano congestionamento de aeronaves nos céus do Brasil, ainda houve problemas como o silêncio do VOLMET (serviço destinado a prestar informações meteorológicas para pilotos) e da não-visualização imediata do avião fretado pela reportagem na tela do Centro de Controle de Brasília (o que somente conseguiram após troca de conversas com outros pilotos e a torre de controle). Na aviação, segundos são uma questão de vida ou morte! Isso é insofismável.


Por falar em controle de voo... Greve na Alemanha
O Sindicato dos Controladores Aéreos Alemães (abreviatura GdF em alemão) anunciou greve geral para a próxima quarta-feira entre 4:00 e 10:00h, conforme notícia divulgada neste fim de semana na imprensa internacional. Se a greve ocorrer, cerca de 2.000 voos serão afetados, com paralisação do espaço aéreo alemão e consequentes transtornos para cerca de 600 mil passageiros de voos domésticos e internacionais. Idêntico movimento foi impedido pela magistratura trabalhista alemã, há dias atrás, o que levou à suspensão pelas lideranças sindicais da greve marcada para semana passada.
O GdF, que aglutina 2.500 trabalhadores (praticamente quase a metade do efetivo dessa mão-de-obra), reivindica, entre outros direitos, um reajuste salarial de 6,5%, melhores condições de trabalho (estando incluída nesta exigência a não utilização de controladores de voo recém-saídos dos estágios profissionais em funções de chefia) e mais rigor no controle do limite da jornada de trabalho.


Mais greve
As grandes centrais sindicais espanholas CC OO (Confederación Sindical de Comisiones Obreras) e UGT (Unión General de Trabajadores) acabam de anunciar greve nos transportes de Madri e, como se não bastasse, convocaram os aeroviários para engrossar a "parede" nos dias de realização das Jornadas Mundiais da Juventude, de 18 a 21 deste mês, na capital madrilenha. Pararão, se eclodir a greve, o Metro e os aeroportos da capital espanhola.
Na visão das lideranças da UGT o Metro de Madri não cumpriu o ajustado para o reajuste salarial, nem se preocupou em ouvir os sindicatos para fixar o plus salarial a ser pago durante o período de esforço dos profissionais por conta da massa de turistas e religiosos que acorrerão à capital durante o evento da Igreja Católica, especialmente durante a visita do Papa.

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