(Atualizado em 10.1.2012, às 10:11h)
Tramitam na Câmara dos Deputados pelo menos três projetos de lei versando sobre idosos. Em fases diferentes do processo legislativo mas com todas as propostas tramitando em caráter conclusivo – sob esse rito os projetos de lei não precisam ser levados à votação no plenário após passar pelas comissões designadas para analisá-los, salvo se houver pareceres divergentes nas comissões ou recurso contra esse rito – elas podem ser aprovadas em 2012. Essas propostas tratam, respectivamente, da concessão de novo adicional, acrescenta percentual ao benefício previdenciário concedido e regulamenta as atividades de quem cuida das pessoas idosas ou incapacitadas.
Símbolo de idoso |
(Foto Google) |
(Foto Google) |
Há ainda o Projeto de Lei nº 2178/2011, do deputado Paulo Foletto (PSB-ES). O parlamentar tomou a iniciativa de propor essa lei, com base no fato de a expectativa de vida dos brasileiros ter subido significativamente nos últimos anos – estamos vivendo mais tempo – o que exige pessoas no mercado de trabalho habilitadas a cuidar dos idosos. Já conhecido da nossa sociedade como acompa-nhante de idoso, o cuidador representa na maioria dos casos a solução para as famílias dos senis e dos incapacitados na manutenção de um padrão aceitável de bem-estar, melhoria na qualidade de vida e manutenção da saúde.
A proposta além de conceituar e definir as atribuições desse profissional, impõe requisitos para o exercício dessas atividades e tramitará pelas Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF), de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados antes de seguir para o Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário