A Duma, a Câmara dos Deputados russa, decidiu por 297 votos contra 132, acolher representação da Comissão de Ética da Casa e aplicou ao deputado Ilya Vladimirovich Ponomarev, do Partido Rússia Justa, a pena de silêncio por 30 dias. O fato que justificou esta medida, segundo o jornal Izvestia, foi o tom da voz e as palavras usadas pelo deputado Ponomarev em um discurso proferido na Câmara Baixa.
De acordo com reportagem do Diário de Notícias, de Portugal, deste sábado (29), o deputado pronunciou a seguinte frase em sessão do dia 13 de julho deste ano: "Estimados vigaristas e ladrões, peço-vos para não apoiarem esta lei...". Por considerarem as expressões "vigaristas" e "ladrões" caluniosas, representantes dos partidos Rússia Unida e Liberal-Democrático apresentaram queixa contra o colega perante a Comissão de Ética Parlamentar que foi aceita, encaminhada ao Plenário e aprovada por ampla maioria.
A pena de silêncio será cumprida por Ponomarev de 16 de outubro a 16 de novembro, circunstancia que o impedirá também de votar os projetos de lei em discussão na Duma nesse período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário