segunda-feira, 9 de julho de 2012

MORREU ARNALDO SÜSSEKIND


Faleceu hoje, no Rio, o ministro Arnaldo Lopes Süssekind. Deixou a caminhada terrena com 95 anos, no mesmo dia do mês em que nasceu. Na sua fértil história de vida deixou um invejável patrimônio de realizações jurídicas e acadêmicas que para nossa geração de juslaboralistas é um verdadeiro legado.

Arnaldo Lopes Süssekind
(1917-2012)
Com o seu passamento, encerra-se o ciclo virtuoso do Direito do Trabalho brasileiro, nascido na década de 1930, porquanto esta ciência originou-se do direito civil brasileiro, com forte influência do direito social francês e impregnado da sociologia, dadas as características da comissão encarregada de elaborar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por decisão de Getúlio Vargas.
O Brasil perdeu um dos seus filhos mais insignes e o Direito do Trabalho pátrio sofrerá, por certo, uma ruptura na sua evolução histórica. Seguirá em frente, porque isso é inexorável, porém sem o liame com o fato social, uma das características que o distinguiram no mundo civilizado.
Éramos amigos próximos, circunstância que muito me honra, e com ele não somente aprendi o ius; herdei a paixão pelo direito social. Na última vez em que nos reunimos em seu apartamento, em Copacabana, alinhavamos os alicerces do Instituto Memória do Direito do Trabalho do qual lamentavelmente ele não participará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL VAI DECIDIR SE CONTRATADO POR APLICATIVO ESTÁ PROTEGIDO PELA CLT (II)

Conclusão:  O que pensam os ministros do STF?                Já se tornou fato comum o Supremo Tribunal Federal ser provocado por empresas...