domingo, 5 de maio de 2013

CRIADO O SINDICATO DOS EMPREGADORES DOMÉSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Já existe um sindicato estadual dos empregadores domésticos no Rio de Janeiro. Em assembleia geral de patrões domésticos, realizada neste sábado (4), à tarde, no Auditório "Onofre Bogado Leite" do Praia Clube São Francisco, na zona sul de Niterói, RJ, foi aprovada, por unanimidade dos votantes, a fundação do SINDICATO DOS EMPREGADORES DOMÉSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Com predomínio de senhoras cariocas e niteroienses ficou decidido pela Assembleia Geral de Fundação que, para funcionar a contento, a entidade tem sede na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, devendo instalar breve um escritório no Centro da cidade e inaugurar, imediatamente, uma delegacia sindical na zona central de Niterói, antiga capital do estado.

Logo após o encerramento da assembleia, a advogada Fernanda de Tolla Souza Ramos, especialista em direito do trabalho, Vice-Presidente da OAB de Niterói, eleita diretora do novel sindicato, proferiu palestra sobre o tema "Direito e Obrigações do Empregador Doméstico", não se esquivando das dezenas de perguntas de patrões aflitos com a falta de definição do governo federal sobre a regulamentação dos direitos estendidos aos trabalhadores nos lares, nos apartamentos e casas de serra ou de praia e nas chácaras e fazendas de lazer.

Patroas ouvidas pela assessoria do sindicato logo após a assembleia da categoria, declararam que só pelo fato de terem criado o sindicato patronal já se sentiam mais aliviadas, porque agora a categoria terá voz. Ao mesmo tempo - destacaram - têm certeza de que instituíram uma associação nova e moderna na estrutura sindical que deve contribuir para distender a tensão gerada no mundo do trabalho pela ausência de regulamentação de pontos obscuros ou omissos na Emenda Constitucional Nº 72/2013. 

Algumas senhoras fizeram questão de destacar sua satisfação de saber que o sindicato nasce sob a égide da integridade e união, valores que garantem uma atuação digna e eficiente na defesa dos interesses dessa categoria patronal. 

5 comentários:

  1. Gostaria de saber o contato desse sindicato. Pois estou fazendo um artigo e temos a intenção de realizar pesquisas empíricas!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o telefone e o endereço do Sindicado dos Empregadores do Rio de Janeiro ou Niterói, se já tiverem criado!?
    Desde já agradeço!
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu contato no Rio é Jéssica (tel.: 2493-9368). O Escritório de Niterói está em obras.

      Excluir
  3. Devido as inúmeras duvidas surgidas com a PEC das domesticas, aonde conseguir
    ajuda?

    ResponderExcluir

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL VAI DECIDIR SE CONTRATADO POR APLICATIVO ESTÁ PROTEGIDO PELA CLT (II)

Conclusão:  O que pensam os ministros do STF?                Já se tornou fato comum o Supremo Tribunal Federal ser provocado por empresas...