sábado, 28 de março de 2015

Neste ano praticamente dobrou o número de trabalhadores mexicanos que apresentaram declaração de renda



      O nosso leão do Fisco, faminto e devorador de renda
O Servicio de Administración Tributaria (SAT) do México - a Receita Federal desse país amigo - divulgou comunicado, ontem (27), revelando que até o dia 24 de março já havia recebido 258.883 declarações de trabalhadores assalariados. 

Até aí nada demais, poder-se-ia dizer, no entanto o melhor para a economia mexicana revelarei agora: esse total representa 126.550 declarações a mais do que as que foram apresentadas por essa categoria de contribuintes no ano passado. Segundo a nota do Fisco, isso representa quase o dobro das declarações de 2014.


Imediatamente, duas conclusões podemos tirar desses dados divulgados pelo SAT: primeira, que a informalidade no mercado de trabalho no México é muito inferior às taxas brasileiras (em torno de 40% de trabalhadores sem carteira assinada) e, segunda, que lá os trabalhadores confiam que, se pagarem mais do que devem - e não se verifique pendência na sua declaração anual - o Fisco lhes devolverá o excesso do imposto arrecadado em 5, exatamente isso, cinco dias - repito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de esclarecimento

  Por motivo de doença as postagens neste blog estão suspensas a partir de hoje (7/1/2025) .