Ao receber meu novo passaporte na Polícia
Federal surpreendi-me com a capa atual do documento. Como
tinha levado no bolso do paletó o passaporte vencido,
ao pegar o novo constatei de imediato o desaparecimento das Armas da República (um dos símbolos nacionais, conforme a Lei nº 5.700/1971)
que emolduravam a capa do documento brasileiro de identidade.
Saí desapontado e, por isso, passei o dia pensando nos motivos pelos quais o Ministério da Justiça (MJ) decidiu modificar a aparência do nosso passaporte. A capa era de uma beleza sóbria e inspiradora de respeito à República Federativa do Brasil.
Capa do atual passaporte |
Imediatamente após o almoço dediquei-me à tarefa de elucidar o mistério policial. Livros de história, documentos pessoais, internet, visitei tudo isso. Fiquei feliz quando, já se pondo o Sol, encontrei no meu acervo doméstico um cartão com o símbolo do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), bloco comercial integrado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Não fiquei satisfeito, já que a descoberta atendia apenas parcialmente à minha pesquisa. Prossegui na busca, agora mais curioso do que nunca. Não demorou muito encontrei algo revelador: achei a seguinte logomarca:
Logo de antigo banco com sede em São Paulo. Foi comprado pelo ABN Amro Bank, em 1996, e hoje faz parte do Grupo SANTANDER (fonte BACEN) _________________________________________________ |
1. Gire a logomarca acima 90 graus à direita. 2. Considere a linha curva da esfera estilizada (hipoteticamente a linha do Equador) agora como sendo o meridiano de Greenwich (aquele que se estende do Polo Norte ao Polo Sul e divide o nosso planeta nos hemisférios oriental e ocidental). 3. Substitua os elementos do lado direito do meridiano pela constelação do Cruzeiro do Sul. 4. Finalmente, apague o nome SUDAMERIS e as estrelas do lado esquerdo do meridiano...
Eis a provável inspiração da nova capa do passaporte brasileiro.