sexta-feira, 4 de abril de 2014

DEPRESSÃO ESTÁ ENTRE AS CAUSAS MAIS COMUNS DE AFASTAMENTO DO SERVIÇO

Atualizado e corrigido às 20:28h

Sabe-se que o alcoolismo é um dos principais motivos de concessão de auxílio-doença no Brasil, mas recente trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revelou outra patologia disseminada entre os trabalhadores: a depressão.  Esta doença psiquiátrica que altera o humor das pessoas está entre os quatro principais motivos de afastamento de trabalhadores do serviço, colocando-se pouco atrás das lesões, das doenças osteomusculares e doenças na coluna.

Embora as nossas estatísticas não tenham periodicidade nem atualidade desejadas, esse estudo revelada uma realidade que afeta a frequência ao trabalho (absenteísmo) de milhares de profissionais - quando o próprio ambiente de trabalho ou as condições da atividade laboral não causam esse transtorno mental - originando grande prejuízo para as empresas e ao órgão previdenciário público.

Isso já foi destacado há quatro anos atrás pela jornalista Jéssica Fuchs. É dela esta constatação: "O número de pessoas que se afastam do ambiente de trabalho em decorrência de problemas de saúde mental é crescente. Estatísticas do Ministério da Previdência Social revelam uma maior quantidade de pagamentos de auxílio-doença para os trabalhadores" enquadrados nesse tipo de patologia (Agência Ciência em Pauta, projeto jornalístico da Universidade Federal de Santa Catarina).

Recentemente, Cláudia Collucci, do jornal Folha de São Paulo,  destacou que temos poucas políticas públicas de prevenção e tratamento desse e de outros distúrbios psicológicos e psiquiátricos, porque nos falta uma "rede primária de prevenção a escassez de psicólogos e psiquiatras no sistema público e o déficit de leitos psiquiátricos de emergência para pacientes em surto" (www.folha.uol.com.br).



Nota de esclarecimento

  Por motivo de doença as postagens neste blog estão suspensas a partir de hoje (7/1/2025) .